sexta-feira, 25 de maio de 2012

No Dia do Orgulho Nerd, descubra em que tipo você se encaixa


a97c466771315f23084329e3646b3c2c.jpg
Ser nerd não significa ter uma vida reclusa sem vida social

Montagem: Keziah Costa/NE10

Por Thiago Wagner Do NE10
 
Elfos, feitiços, trolls, combos e chips. Se identificou? Caso a sua resposta seja sim, provavelmente você faz parte do mundo nerd. E se por acaso, ao ler essa palavra, você torceu o nariz e imaginou um adolescente cheio de espinha na cara, com óculos fundo de garrafa e sem vida social, está na hora de mudar os conceitos. Ser nerd não é mais apenas sinônimo de ser inteligente. Aliás, não existe mais uma definição clara do que é ser nerd. Várias são as classificações deste ramo da cultura que comemora o seu dia nesta sexta-feira, 25. É até possível que você seja nerd e nem saiba.

O nerd moderno é muito diferente do conceito antigo. Sim, ele continua sendo inteligente, mas também gosta de seriados, tecnologia, filmes, livros e outras culturas. Além disso, o nerd atual possui amigos e vida social.
Nerd confessa, a estudante de engenharia química Helloise Mota, 21 anos, acredita que ser nerd é gostar da cultura de tudo que é ligado a quadrinhos, desenhos animados, filmes e séries. "O nerd gosta de HQ's, mangás e de outros assuntos ligados à cultura norte-americana e japonesa. Nerd não é só o inteligente não. Temos vida social", disse.
Como o leque de gostos é amplo, também existem vários tipos de nerd. Tem o fanático por quadrinhos, o viciado em tecnologia e o que adora a cultura japonesa, por exemplo. As terminologias são variadas. Caso queira descobrir o seu, confira os principais estilos abaixo:

NERD TRADICIONAL - Possui o tipo do nerd comum. É inteligente, gosta de assuntos incomuns e não se dá muito bem com relacionamentos. Às vezes vive recluso, mas costuma ter amigos. Não possui muito senso para moda e acaba repetindo os modelos de roupas. Em geral tem gosto por computadores e cultura pop. O ator canadense Michael Cera é um dos exemplos. Por sinal, Cera foi protagonista do filme Scott Pilgrim, uma produção baseada na cultura nerd. Scott Pilgrim é um famoso quadrinho canadense.

GEEK - É o nerd descolado. Vai para as festas e possui um boa rede de amigos. É inteligente e usa bastante a internet. Normalmente ele se orgulha de saber sobre quarinhos, filmes séries de TV e videogames. Possui maior senso de moda quando comparado com o nerd tradicional. O criador do Facebook, Marck Zuckrberg é um que pode ser enquadrado como geek.

DORK - É o nerd que vive ao extremo a cultura dos quadrinhos, séries, tecnologia e outros assuntos nerds. Geralmente ele tem aversão aos relacionamentos e não consegue fazer muitas amizades. É pouco carismático e vive recluso às vezes. O dork também gosta de viver a realidade virtual em jogos como o Second Life. O personagem Sheldon Cooper, da série The Big Bang Theory, é um bom exemplo do dork.
HIPSTER - É o nerd que adora a estética. Ele gosta mesmo é de ousar no figurino quando sai de casa, mesmo que seja para ir à padaria. A roupa não precisa ser de marca, mas tem que ser elegante. Ele lê blogs, possivelmente tem um Tumblr e curte o Instagram. A modelo Agyness Deyn é tida como uma hipster.

OUTROS TIPOS DE NERD - Otaku (que conhece bastante a cultura japonesa), trekker (viciado série Jornada nas Estrelas), tolkeniano (que curte muito o mundo do livro O Senhor dos Anéis) e o rpgista (que é fanático por RPG).
A DATA - O Dia do Orgulho Nerd existe desde 2004. A data possui duas origens. A primeira é uma alusão ao dia da premiere do primeiro filme da saga Guerra nas Estrelas, o episódio IV: Uma Nova Esperança. A segunda é uma homenagem ao autor do livro O Guia dos Mochileiros das Galáxias, Douglas Adams, que lançou a obra-prima dos nerds em um 25 de maio. Em Recife, as comemorações ocorrerão no Paço Alfândega e na Livraria Cultura no próximo domingo, 27, a partir das 13h. O acesso é gratuito.


Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário