quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Morte de Chico Science completa 15 anos.

Músico foi um dos maiores expoentes do Manguebeat, ritmo que mistura diversos gêneros musicais.
Há 15 anos um acidente de carro tirou a vida do cantor e compositor Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science.

Nascido e criado em Rio Doce, na cidade de Olinda (PE), Chico trouxe para a música a diversidade dos manguezais e criou um estilo musical que mistura influências diversas: o Manguebeat.

Primeiro líder da banda Nação Zumbi, o apelido Science foi dado por amigos devido às combinações exóticas que Chico fazia ao compor, como um verdadeiro cientista dos ritmos. Com letras que denunciavam problemas sociais, ele misturava o maracatu, ritmo típico pernambucano, com guitarras elétricas e uma performance vocal que lembra o reggae, além de brincadeiras com outros ritmos.

Sua mãe, Dona Rita, desejava uma carreira tradicional para o filho. Em entrevista ao programa Aconteceu em junho do ano passado ela declarou: "Achava uma loucura as performances que ele fazia, eu pensava 'o que esse menino está dizendo?'"

Nos anos 1990, o Manguebeat conquistou Recife e o mundo, sendo bem recebido nos Estados Unidos, Europa e Japão. Os dois álbuns que Chico gravou no comando do Nação Zumbi, Da Lama Ao Caos e Afrociberdelia, ficaram na lista dos 100 melhores discos da música brasileira, ranking da revista Rolling Stone.

Em 2 de fevereiro de 1997, o carro que o músico dirigia bateu em um poste. O acidente interrompeu o sucesso internacional de um artista aos 30 anos de idade.

Relembre a história do Manguebeat no programa Aconteceu da Rede TV!:

Chico Science e o Manguebeat - Bloco 1
http://goo.gl/Uez9Q

Chico Science e o Manguebeat - Bloco 2

http://goo.gl/aChox

Chico Science e o Manguebeat - Bloco 3
http://goo.gl/fw4yi

Nenhum comentário:

Postar um comentário